quinta-feira, 31 de julho de 2008

Luandando

Saída de casa às sete da manhã. Depois de uma breve paragem na pastelaria para tomar um pequeno almoço ligeiro e apressado, partimos em direcção ao Rangel. Era preciso ir cedo entregar um radiador para reparar e ainda sobrar tempo suficiente para podermos passar pela Sonangol antes da hora de almoço.

Quatro pessoas dentro do carro, três delas conhecedoras profundas de todas as ruelas do bairro, esburacadas e de terra batida. A viagem de ida foi "rápida", cerca de uma hora. Serviço entregue, promessa de entrega no dia seguinte... tudo corria sobre rodas. Ainda não eram nove horas e já estávamos a regressar.

Pelo primeiro caminho tentado, demoramos uma hora a percorrer menos de 1000 metros. "Eu já sabia que por aqui não ia dar" disse ao condutor um outro conhecedor da zona. "Devíamos ter virado à esquerda ali a trás".

Inversão de marcha, só a inversão de marcha dava um post, e lá fomos nós pelo caminho alternativo. Maravilha. Durante algumas centenas de metros conseguimos sentir quão irregular é o piso daquelas ruas. Batíamos com a cabeça no tejadilho mas ninguém se importava com isso. Finalmente estávamos a andar!!! Até que... ao virar de uma esquina, novo engarrafamento, tão parado como o anterior. Milímetro a milímetro, com tenacidade, fomos avançando! Quase uma hora e mais alguns milímetros vencidos quando o terceiro entendido dispara " Pelo mercado é mais rápido".

Lentamente fomos avançamos, rompendo uma massa de milhares de pessoas, vendedores e compradores de tudo que se possa imaginar, que miraculosamente iam arranjando o espaço que permitia o avanço do automóvel. Ignoramos algumas observações em tom de brincadeira provocatória à cor tendencialmente clara da pele dos ocupantes da viatura e persistimos. Ali não era possível o recurso à inversão de marcha... Por um golpe de sorte ou por conhecimento de quem fez a sugestão da alternativa, nunca o saberemos porque no dia seguinte tudo pode ser completamente diferente, conseguimos avançar a uma velocidade muito satisfatória, suficiente para nos pôr na Sonangol às 11:45.

Amanhã o radiador está arranjado, vai ser preciso ir buscá-lo...

Sem comentários: