terça-feira, 29 de julho de 2008

Luanda

Por razões relacionadas com o meu passaporte, encravado há mais de um ano nos meandros burocráticos dos serviços (in)competentes, tive que vir a Luanda. Consegui sobreviver e chegar ileso a mais uma viagem de trezentos Km nas estradas angolanas repletas de armadilhas para condutores incautos. Além de pessoas, cabras e porcos e mais pessoas a passear nas estradas, imensas obras não sinalizadas ou com uma sinalização incipiente tornam cada Km da viagem numa aventura. E nisto os chineses ficam com todas as medalhas. Nos troços a eles concessionados é possível deparar com uma máquina pesada estacionada em plena via, um buraco aberto ou um monte de materiais de construção em pleno asfalto, sempre sem a mínima sinalização e em locais completamente às escuras. Imaginem encontrar uma surpresa destas depois de cruzar com um camionista que se recusou, por avaria ou teimosia, a tirar os máximos reforçados.

São seis da manhã e já estou acordado desde as 4:30. Segunda noite em Luanda e segunda noite de um dormir sobressaltado. Para quem ultimamente tem dormido no meio da floresta e apenas acompanhado pelos seus sons característicos, torna-se difícil conseguir dormir num quarto virado para uma das ruas mais movimentadas de Luanda. É o barulho persistente dos geradores, as conversas eufóricas na rua até altas horas da madrugada, veículos de escape livre em corridas citadinas, um alarme que toca de cada vez que um carro passa perto, camiões vazios a caminho do porto a bater os taipais em cada salto… mas praticamente deixaram de se ouvir as sinfonias de buzinadelas que há três nos acordavam ainda antes das cinco da manhã. Desde que estou acordado ainda não consegui ouvir nenhuma buzina.

E chegou a hora de me preparar para mais um dia na nas ruas da cidade. :-((

1 comentário:

Unknown disse...

Eu estou à espera do meu desde fins de Janeiro, ou melhor, fins de Maio, findo o prazo de 120 dias informado... em média!! como não faço ideia de como se acham médias em Angola :D, telefonei e... "ainda não chegou, vá ligando"

Eu cá vou esperando e você aí parece que Luandando... ;)

Aquele beijo...